CONHEÇA TUDO SOBRE PROJETOS COMPLEMENTARES

Projetos complementares

Tire suas duvidas relacionadas a projetos complementares

Na hora de construir, a elaboração do projeto arquitetônico é fundamental para o sucesso da obra. É esse projeto que vai trazer informações primárias sobre o posicionamento de portas e janelas, a dimensão de ambientes, a estrutura da fachada, dentre outras informações relacionadas à aparência da casa em geral.

Porém, além dessas informações, é necessário também entender como será o encanamento, a fiação elétrica, estrutura etc. Para planejar e executar tudo isso, surgem os projetos complementares que são projetos técnicos que complementam o arquitetônico. É sobre isso que vamos falar hoje.

O QUE VOCÊ VAI LER:

  •  O que é um projeto complementar?
  •  Projeto complementar é obrigatórios?
  •  Vantagens dos projetos complementares.
  •  Quais são os projetos complementares?
  •  A importância da compatibilização entre projetos.

O QUE É UM PROJETO COMPLEMENTAR?

Juntamente com o projeto arquitetônico escolhido, os outros projetos garantirão que sua casa fique exatamente como você imaginou, nos detalhes.

Esses projetos são elementos necessários para a execução completa de uma obra, seja ele residencial, comercial ou industrial e devem sempre seguir todas as normas técnicas e regulamentações de segurança.

Quando você opta pelos projetos complementares, você garante que tudo que for decidido, com a sua ajuda e pelos profissionais envolvidos neste processo, será feito. Ou seja, menos imprevistos e instalações problemáticas e ineficientes.

É OBRIGATÓRIO CONTRATAR os projetos complementares?

Legalmente falando, os projetos complementares não são obrigatórios em todas as prefeituras. Veja esse texto sobre regularização.

Porém não é porque os projetos são denominados complementares, que são desnecessários. Como pode ser visto em execuções de obras, são onde eles são mais solicitados, principalmente quando estamos tratando de edificações de grande porte.

Sem o projeto arquitetônico, de fato não é possível elaborar os projetos complementares, mas sem os projetos complementares, o projeto arquitetônico se torna incompleto para a construção.

QUAIS AS VANTAGENS DOS PROJETOS COMPLEMENTARES?

A contratação dos projetos complementares acarreta em diversos benefícios para sua obra:

  • Evitar surpresas: A execução dos complementares reduz significativamente surpresas financeiras indesejadas.
  • Criar diferenciais: Os projetos complementares permitem que modelos construtivos mais complexos sejam executados.
  • Compatibilizar projetos: Os variados projetos permitem a compatibilização entre eles antecipando incompatibilidades que poderiam apresentar problemas.
  • Facilitar execução: Com cada projeto é mais fácil tomar as decisões e aumentar o controle das obras.
  • Facilitar análise do projeto: Os projetos organizam as informações de maneira clara e concisa, facilitando a compreensão de todos os sistemas construtivos.
  • Economizar: Os projetos complementares são ótimos investimentos, pois permite reduzir o “quebra-quebra” evitando desperdício e gasto desnecessário.

QUAIS SÃO OS PROJETOS COMPLEMENTARES?

Os complementares podem ser de maior ou de menor relevância para a construção. Dentre os mais importantes podemos destacar:

    • Estrutural
    • Hidrossanitário
    • Instalação de gás
    • Elétrico
    • Projeto contra Incêndio

Vejamos agora detalhadamente cada um deles.

PROJETO ESTRUTURAL:

Consiste em calcular os esforços da estrutura, dimensionando pilares, vigas, lajes e blocos de fundação, para transmitir as cargas da construção para o solo onde se apoia;

Nele serão decididas as fundações e as estruturas da construção. Podendo ser em concreto armado, metálica ou madeira.

PROJETO HIDROSANITÁRIO:

Disponibiliza todas as informações sobre as tubulações e o abastecimento de água da residência, bem como a rede de esgoto para o sistema de coleta local;

Envolve a instalação de água fria, água quente, esgotos sanitários, águas pluviais e sistemas de pressurização de água;

PROJETO ELÉTRICO:

Regula a passagem de fios, a criação de tomadas e a comunicação com o abastecimento de energia.

Envolve os sistemas de energia, pontos elétricos, fiação, quadro de distribuição, aterramento e ainda determina os tipos de disjuntores e cabeamentos que melhor se encaixam no projeto desenvolvido. Além de contemplar os circuitos de televisão, internet e câmeras.

PROJETO CONTRA INCÊNDIO:

Técnicamente conhecido como Plano de segurança contra incêndio e pânico (PSCIP – segue link com as informações do próprio orgão de bombeiros)

Engloba a instalação de elementos de sinalização, alarme e combate aos incêndios, como hidrantes, extintores e detectores de fumaça.

PROJETO DE GÁS:

Em prédios residenciais, muitas vezes o abastecimento de gás é feito através de tubulações em todos os apartamentos.

Casas também podem se utilizar do gás como forma de manter o ambiente aquecido, esquentar chuveiros ou mesmo seguir um modelo de distribuição predial.

O QUE É COMPATIBILIZAÇÃO?

Durante a etapa de projetos, cada tipo de projeto pode ficar com um engenheiro especialista diferente, que em geral toma como base o projeto arquitetônico.

Pensando que se cada projeto é realizado de forma individual, é muito possível que na unificação dos projetos uma tubulação acabe passando por alguma fiação elétrica, ou uma tomada acabe ficando em cima de um pilar…

Para evitar tais transtornos, é necessário que todos sejam compatibilizados.

A compatibilização de projetos é uma etapa importante do processo de projeto.

Nesse processo, todas as disciplinas — arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico etc. — são sobrepostas para que sejam evitados conflitos e falhas de comunicação entre os sistemas.

Compatibilizar significa prever os problemas e propor soluções durante a fase de projeto, garantindo que não seja necessário resolvê-los no canteiro de obras.

Aqui na M Techne nós atuamos desde a execução dos projetos (arquitetônico e complementares), passamos pela assessoria normativa (regularização) e acompanhamos a execução da sua obra. Está precisando de projetos complementares? Entre em contato, vamos conversar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande sua mensagem
Enviar mensagem