3 MOTIVOS PARA CONTRATAR UM PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Projeto Hidrossanitário

O QUE É UM PROJETO HIDROSSANITÁRIO

O projeto hidrossanitário é absolutamente necessário em todas as construções. Por meio desse projeto que serão apontados os ramais e direcionamentos de todos os fluxos de água.

Em suas pranchas vê-se a disposição de água fluvial, água fria e quente, esgoto, água de reuso, e outras informações conforme necessidade. No detalhe são expostas o encanamento, torneiras, caixas de inspeção e suas denominações técnicas.

Sem o projeto hidrossanitário a sua obra não só terá uma execução mais complicada, mas também correrá o risco de ter problemas a curto e médio prazo.  Contando com isso, nós da M Techne separamos as 3 principais vantagens para se contratar um projeto hidrossanitário.

1.EVITAR NÃO CONFORMIDADES E PROBLEMAS FUTUROS

Quando não há um projeto hidráulico e/ou sanitário, é muito comum que, por conta do improviso do método construtivo, se tenha patologias e/ou inconformidades.

 O projetista leva em conta diversas variáveis ao se fazer um projeto (inclusive sua experiência em obra. É fácil entender que uma estrutura previamente estudada e pensada terá uma eficiência muito maior do que uma improvisada.

Alguns dos problemas causados pela falta de projeto hidrossanitário são:

  • Retorno de mal cheiro;
  • Insuficiência de pressão nas torneiras;
  • Tubulações sofrendo desgaste desnecessário;
  • Inconformidade com a alvenaria – gerando retrabalhos;
  • Esgoto que não funciona por gravidade;
  • Tubulações expostas;
  • Dificuldade de manutenção por falta de padronização e identificação;

Entre outros.

2.FACILIDADE DE MANUTENÇÃO

Cada projeto ou edifício tem uma vida útil. Após certo período, ele exigirá reparo ou manutenção. A estrutura hidráulica não foge a isso. Quando a manutenção ou reparo é necessário, um projeto que não é bem desenhado pode se tornar um grande problema. Por exemplo: quando a localização de algum duto não é óbvia ou a localização das caixas de gordura, inspeções e reservatórios ficou escondida, é praticamente impossível entender exatamente onde terá que fazer a manutenção

É claro que ter só o projeto não basta. É necessário que a construção seja executada conforme especificado e que você o tenha salvo e arquivado para consultas futuras.

3.PROJETO HIDROSSANITÁRIO GERA ECONOMIA

Cada custo a mais na hora de construir pode se tornar um motivo de não contratar algum projeto. É preciso entender, porém, que em uma análise rasa, a economia de uma obra ao se ter um projeto hidrossanitário pode ultrapassar os 20%. Isso levando em conta a otimização das rotas de tubulação, quantidade de materiais, desperdício e entre outros.

Pensando a longo prazo, o projeto hidrossanitário também nos dá motivos para sua contratação. Como já vimos, ao negligenciar esse tipo de projeto, você estará correndo alto risco de ter que gastar muito mais com reformas e manutenções futuras.

Está precisando construir? Entre em contato conosco. Nós, da M Techne, estamos dispostos a conversar para encontrar a melhor solução para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande sua mensagem
Enviar mensagem