Projeto Elétrico Residencial: Qual sua importância?

Se você pensa em construir, precisa dar atenção ao projeto elétrico, pois ele é indispensável, visto que os equipamentos, a automação e a iluminação necessitam de energia elétrica. No projeto elétrico é realizado o planejamento de como funcionará toda a fiação elétrica e as instalações na residência.

No entanto, não deve ser qualquer instalação, é preciso atender a normatizações técnicas cujo objetivo é evitar a sobrecarga, ou possível aquecimento do sistema. Esse aquecimento traria consequências como os curtos-circuitos, queima de equipamentos e até incêndios.

Vale ressaltar que o projeto elétrico deve ser elaborado por engenheiros eletricistas, quando for de baixa e alta tensão, já nos casos de apenas baixa tensão pode ser realizado por arquitetos ou engenheiros civis. Nos projetos de baixa tensão, que podem ser executados por engenheiros civis, há os circuitos integrantes do sistema com indicações de informações técnicas, como especificações de tomadas e interruptores, cargas elétricas, entre outras especificidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande sua mensagem
Enviar mensagem