Iluminação natural no seu imóvel, como aproveitar?

Veja quais medidas tomar para aproveitar a luz natural na sua casa ou comércio

O QUE VOCÊ VAI LER:

  •  Por que utilizar a iluminação natural?
  •  Influência da posição solar do imóvel.
  •  Quais são as melhores cores a se usar nesse caso.
  •  Pontos que merecem uma atenção para 
  •  A importância da compatibilização entre projetos.

Por que utilizar a iluminação natural?

A luz natural, por si só, é capaz de mudar por completo um ambiente, através dela, podemos proporcionar espaços agradáveis e eficientes aos usuários, além de minimizar a conta de energia no final do mês.

Pesquisas apontam que pessoas que têm contato com a luz do sol têm seu relógio biológico melhor regulado. Portanto, aproveitar os benefícios dessa fonte vinda da natureza vem se tornando tendência. Vejamos agora algumas formas de otimizar o uso da iluminação natural na sua casa.

A influência da posição solar do imóvel

Já ouviu falar em posição solar de um imóvel? Além de influenciar na temperatura dos ambientes, a posição geográfica define se a edificação terá um bom aproveitamento de luz natural. De modo geral, a face norte é a que recebe mais raios solares durante o dia – principalmente no inverno, mas é claro que existem outros fatores a se priorizar antes de começar a projetar somente imóveis com face norte.

a luz solar pede CORES mais claras 

Tons escuros podem ser ótimos em alguns ambientes, mas quando estamos pensando em otimizar a iluminação natural, elas não são uma boa escolha. Cores próximas ao preto, em móveis ou peças de decoração, absorvem a luz e deixam o espaço mais abafado e quente. 

Tons de cores claros por sua vez, trazem paz, tranquilidade e iluminam o ambiente por reflexão da luz. 

DÊ PREFERÊNCIA PARA AMBIENTES INTEGRADOS

Cômodos pequenos, mesmo que possuam uma abertura para a luz, normalmente passam a sensação de serem mais escuros. A ideia dos ambientes integrados é eliminar os obstáculos para que os raios solares tenham maior liberdade para se distribuir pelo imóvel.

Quanto maior for o ambiente, mais fácil a luz natural passeia por ele, por isso ter ambientes integrados é uma boa opção para ter um imóvel mais iluminado.

PENSE EM JANELAS E ESPELHOS para aproveitar a luz natural

Projetar sua casa pensando nas aberturas, esquadrias e afins é a melhor forma de garantir que se tenha um imóvel bem iluminado, porém não se esqueça que muitas vezes, ações simples como limpar as janelas e deslocar móveis que estão obstruindo a entrada de luz já te garante um ambiente mais agradável, limpo e bem iluminado.

Outra forma de potencializar o uso da iluminação natural é fazendo o uso de espelhos, pois estes são superfícies que refletem a luz, então, com eles aproveita-se melhor os raios de sol. O ideal é colocar os espelhos em locais próximos a janelas e aberturas para que  possam refletir a luz. Além de dar a sensação de maior claridade, os espelhos são uma ótima alternativa para trazer uma impressão de amplitude nos ambientes.

A LUZ NATURAL VEM DO EXTERIOR

É claro que a parte interior do imóvel tem grande influência na iluminação, mas muitas vezes para melhorá-la, basta que a luz natural não esteja sendo obstruída em seu caminho natural de entrada. Se você tem arvores, arbutos ou até mesmo itens decorativos no exterior do seu imóvel, verifique se não estão bloqueando os raios solares.

NÃO SE ESQUEÇA DA VENTILAÇÃO CRUZADA

Invariavelmente, com uma maior incidência de luz solar, o ambiente automaticamente se torna mais quente. Para evitar que o imóvel fique abafado, é necessário um estudo prévio à construção que preveja aberturas capazes de fazer a ventilzação circular no interior dos ambientes. Normalmente faz-se isso com a ventilação cruzada. Para isso é prevista duas aberturas para cada ambiente, em que uma terá a função de deixar o ar entrar, e outra de deixá-lo sair.

Aqui na M Techne nós atuamos desde a execução dos projetos (arquitetônico e complementares), passamos pela assessoria normativa (regularização) e acompanhamos a execução da sua obra. Está precisando projetar sua casa? Entre em contato, vamos conversar!        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande sua mensagem
Enviar mensagem