3 tipos de Levantamento Topográfico

O Levantamento Topográfico normalmente é o primeiro passo para qualquer obra, pois ele é responsável pela medição e representação em planta das características do lote. O procedimento é essencial para a execução de qualquer obra, sendo uma ação importante até mesmo antes de realizar a compra de um terreno, dessa forma evitará problemas futuros relacionados à altitude e localização exata. 

Além disso, o levantamento em áreas de construção é essencial devido à necessidade de realizar a análise prévia para ter uma visão se a obra está com as medidas adequadas com relação ao terreno escolhido, visualizando, também, se o posicionamento condiz com o projeto. 

Esse levantamento topográfico tem como objetivo gerar um modelo da porção de terra, dessa forma se tornará a planta do local. O procedimento pode ser realizado de três maneiras, as quais estão descritas abaixo! 

  • Altimétrico

Este método tem como objetivo a definição das alturas de um terreno, registrando o grau de declividade, dessa forma é possível representar o relevo de uma área.

  • Planimétrico 

Conhecido como planimetria, este tipo de procedimento se caracteriza pela medição das projeções horizontais, definindo uma área. O planimétrico é utilizado para determinar o limite de um terreno.

  • Planialtimétrico 

Este tipo de levantamento topográfico tem como objetivo trazer informações relacionadas à diferença de nível do terreno, para conseguir realizá-lo é necessário tanto o levantamento planimétrico, quanto o altimétrico. Este é o método mais completo de mapeamento do terreno.

Para realizar o levantamento topográfico é necessário um profissional, dessa forma é garantido um processo adequado e com informações corretas. Por isso, quando for realizar uma construção busque um profissional qualificado para não sofrer as consequências no futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande sua mensagem
Enviar mensagem